Deborissima à oliva española :: Edición Barcelona

Tudojuntoaomesmotempoagora.

viernes, diciembre 15, 2006

O Sujeito na Oraçao

Todos os dias que eu vou e volto a pé eu vejo uma senhora que mora na rua. Ela mora pra baixo da Avinguda Diagonal. Eu moro pra cima.

Ela mora quase numa esquina, que eu acho que é na Aribau com a Aragó, mas nao tenho bem certeza. Só sei que eu vejo ela sempre.

Quando desco a Aribau em direçao ao centro, bem cedo da manha, eu vejo ela dormindo. Quando volto, pelas 15h e pouco, ela já tá acordada.

Creio que a vizinhança meio que adotou a tal senhora, porque vejo gente conversando e tal. Ela tem um vira-lata e cobertores e tudo mais. Mas apesar do "tudo mais" ela dorme na rua aquele é o endereço dela: esquina da Aribau com a Aragó. A casa dela é no degrau de um estabelecimento.

Entao hoje, quando eu desci a lomba eu vi a senhora dormindo. O cheiro de urina por ali é bem forte e sempre me dá uma coisa no nariz ao sentir aquele odor. Mas é rápido. Sao segundos.

Quando voltei ela estava acordada, sentada entre as caixas de papelao que ela utiliza como parede, pra se proteger do frio, eu suponho.

Vi ela sentada olhando o movimento de carros e pessoas. Vendo as horas passar. E o pior: vendo a vida passar.

Eu já vi ela lendo o jornal. Alfabetizada ela é.

Foi aí que pensei: o que leva uma pessoa a chegar a esse ponto?
Me questionei sobre a esperança.

O que vou dizer agora pode gerar polemica, e eu posso mudar de idéia a qualquer momento. Sou bem cética pra algumas coisas e atualmente eu penso isso.

Vendo esssa senhora ali, sentada, esperando a vida passar - enquanto os outros passam por ela - me fez pensar que nem a esperança salva. Nao salva. Nao salva se ela nao fizer algo por ela.

Se ela na deixar de ficar omissa pra vida, sendo um agente passivo numa cidade que vive intensamente.

Acredito que a esperança é um motor que te faz agir. Eu tinha esperança em arranjar um trabalho, mas se eu nao fosse dar a cara pra bater, ele nao ia surgir do nada.

Eu tinha esperança de viajar sem sentir dor na porra da fratura que sofri a menos de 2 meses da viagem. Mas se eu nao tivesse consciencia de que teria que fazer repouso e abrir mao de algumas coisas pra me recuperar mais rápido, possivelmente a dor teria embarcado comigo.

Essas coisas.
A esperança é um sentimento que precisa de uma açao proveniente do sujeito ativo.

Sei lá, filosofias baratas. Hoje pensei nisso e nao aprofundei mais do que isso.
Penso logo existo. E todo blábláblá.

1 Comments:

At dom dic 17, 06:42:00 p. m. CET, Anonymous Anónimo said...

lindo! adorei! é b-e-m isso mesmo...

 

Publicar un comentario

<< Home