Deborissima à oliva española :: Edición Barcelona

Tudojuntoaomesmotempoagora.

viernes, abril 13, 2007

Intercâmbios Linguísticos

O dia-a-dia em contato com pessoas das mais variadas culturas e nacionalidades te dá gana de te comunicar da melhor forma possível com todos, nem que isso signifique saber uma mísera palavra de outra língua.

Sempre que Barcelona recebe uma avalanche de turistas italianos eu engato um "sinistra, destra" dentro das minhas explicaçoes de "onde fica a catedral?" ou qualquer coisa do tipo. O mesmo acontece com a turistada francesa. Esse povo, na realidade, é o mais difícil de agradar, porque muitos se negam a te dar bola se tu chega falando inglês. É por isso que eu mixo ingles com castellano algumas vezes. Aí, quando percebo que é um francês que está na minha frente já solto um "bon jour", "merci" e assim vai. Eles adoraaaaaaam.

Essa semana tive a sorte de ficar, praticamente todos os dias, na frente da Igreja de St. Jaume, onde há um cara que é francês, mas odeia seus conterrâneos. Ele também é veterinário e ex-viciado em tudo o que se pode imaginar. Até onde sei, o "messier" David (como eu chamo ele sempre) foi salvo pela igreja de St. Jaume, em Barcelona. Hoje ele mora aqui e está sempre na frente da igreja - para arrecadar uns cents de eurekas, ajudar nas funçoes da igreja, e afins. Ele já é uma figura bem conhecida por ali. Quando trabalho nesse ponto fico pertinho dele. Aí desde ontem ele me ensina algumas palavras em francês. A nossa língua oficial de comunicaçao é o castellano e eu pergunto coisas de francês pra ele.

O messier David é muito querido, apesar de totalmente fuera de la casita. Peça rara que conhece todos os frequentadores assíduos da igreja, além de informar os horários de dias de missa e nos dar uma mao quando um turista arrogante frances é grosso conosco e diz que nao entende nada além de frances. Essa é a melhor parte, porque o messier David dá todo o serviço do Concerto em francês e o turista fica com a cara rachadaaaaaaaaaaa!

É assim. Ontem ele me ajudou a montar o cartaz do Concerto. Hoje ele me ensinou palavrinhas do seu idioma materno e concordou comigo sobre o drácula sugador de energias alheias que, por motivos de força maior, trabalha junto comigo atualmente.