Deborissima à oliva española :: Edición Barcelona

Tudojuntoaomesmotempoagora.

martes, noviembre 14, 2006

Mi casa, su casa

Entao assim, eu moro num apartamento de andar inteiro. Tem uma sala que é razoavelmente grande, com tv a cabo. Dizem que a tv aberta española é um lixo, mas eu ainda nao me prestei a dar um conferes.

Na sala tem 3 grandes janelas, grandes no sentido de comprimento. O meu quarto tem banheiro próprio, o que é um luxo por aqui. Minha janela dá pro interior do prédio, o que é moda na arquitetura de Barcelona. Toooodos os prédios tem quartos com janelas interiores e exteriores. Na boca da minha janela tem um varalzinho pras minhas roupas. Moro com mais 3 caras: um catalao, um equatoriano e um frances. O frances apareceu hoje! E assim, os caras botam as roupas deles em outro lugar pra secar.

Meu quarto é afastado dos quartos deles. E eles dividem o banheiro entre eles (eu, como uma boa virginiana, nunca dividiria o baño com mais 3 homens que nunca vi na vida!!!).

Entonces, de nuevo: moram aqui um catalao, que é um cara mais velho, tem uma namorada. O outro cara é um equatoriano de 27 anos. Ele é farmaceutico e mora aqui há 10 anos. O catalao deve ter os seus 30 e poucos e ele é professor em uma faculdade daqui e também trabalha na extranjería. Ele dá aula sobre imigraçao. Ah! E tem um frances que e nunca vi na vida. Parece que o cara vive viajando, mas há pouco ouvi a porta bater e alguém entrar falando frances. Só pode ser o cara!!! Ele realmente existe!

O meu quarto é do lado da cozinha e se eu quero eu posso fechar as duas portas que ligam a cozinha e o corredorzinho que dá pro meu quarto com o resto do apartamento. Volta e meia eu fecho essas duas portas e dou um pulo na cozinha vestindo o meu pijama.

A área comum é de todos. Se eu quiser posso ver tv ou sentar na sala e convidar pessoas pra virem aqui.

Na cozinha a louça e panelas sao comuns. Cada um tem uma prateleira do armário pra colocar as suas coisas e uma na geladeira. Os demais espaços da geladeira eu só uso quando preciso e no freezer da geladeira tem as coisas de todos. Eu tenho 2 pacotes de espinafre no congelador.

Todo o mês a gente junta 10 euros de cada um pra fazer as compras do mês. Aí compramos produtos de limpeza, produtos pra lavar roupa, detergente, guardanapos, papel higienico e etc. Foi com esse dinheiro que eu comprei a lampada pra trocar aqui do meu quarto, que tava queimada.

Meu quarto nao tem nem o buraco da chave e nenhum outro tem. Sempre que eu saio eu deixo a minha porta fechada e quando eu volto nao noto e nunca notei alguma coisa estranha ou fora do lugar.

Os guris nem fecham a porta dos quartos quando saem. Na sala eles deixam os computadores ligados sempre e eu nunca mexo e ninguém mexe nas minhas coisas também.

Sempre que se usa alguma coisa da cozinha se lava na hora. Nao se deixa
acumular.

Tem semanas que a gente nem se encontra em casa. Cada um tem a sua vida aqui, o lance é que dividimos o apartamento, só isso. E esse lance de alugar quartos é muito comum na Espanha. É uma coisa cultural que a gente acha muito estranho, mas aqui é totalmente comum.

Eles me tratam tri bem. O catalao me convidou pro aniversário dele que é nessa terça agora, num bar. Eu tenho encontrado ele bastante em casa nesses últimos tempos e a gente tem conversado um pouco mais.

Pra quem tinha curi(osidade) de saber como é dividir o apê com pessoas estranhas, é mais ou menos isso aí!