Deborissima à oliva española :: Edición Barcelona

Tudojuntoaomesmotempoagora.

martes, noviembre 21, 2006

A Saga dos Turistas

Sábado eu trabalhei no segundo turno da entregaçao de flyers. Como tenho aula no horário que seria o meu, fui transferida pro turno que vai das 15h hasta las 20h30. Sinceramente? Prefiro trabajar por la mañana. Além de ter o resto do dia pra aproveitar, ninguém merece aguentar a turistada em polvorosa num sábado de tarde/noite.

Sábado foi um terrooooooooooor!!! E dessa vez meus músculos oculares (se é que eles existem) nao tiveram forças pra aguentar o peso das lágrimas. Aí nao deu outra! Chorei. Chorei sem óculos escuros, porque nessa altura do campeonato já era noite.

Chorei nas Ramblas, no trecho que fica entre a Boquería e a estaçao de Metro que tá em reformas. Acho que é a Jaume. Chorei do lado de uma placa que avisava, em catalao, que a estaçao estava em obras. Nem a placa me consolou, porque ela tinha o triplo da minha altura.

Como tenho fama de blasé, meu choro foi com emoçao, mas sem escandalo. Uma virginiana blasé que se peza nao dá vexame no meio da turistada. Chorei de cabeça baixa, com os dedos meio que segurando o nariz, como se eu fosse uma releitura daquela escultura "O Pensador" - que nao é O Gabriel. Até me esqueci do nome do artista que fez a escultura, mas tá na ponta da língua!

Enfim. Foi triste. Fiquei irritadíssima com as pessoas. Dei graças a todos os santos de oxum quando o relógio bateu às 20h30min e eu saí daquele inferno de Dante.

Fui embora tao carregada de energias ruins que tudo o que eu queria era ficar quietinha na minha casa. Antes de vir passei no supermercado que tem no Corte Inglés, na Plaça Catalunya. Pra que???? A porra do super atrolhaaaaaaaaaaaaaaaaaado de gente mal educada e grossa. Nao me aguentei. Parti pra ignorancia.

Nao sei como acontece nas demais regioes da España, mas em Barcelona as pessoas tem o péssimo hábito de nao desviarem de ti se tu tá vindo na mesma direçao que elas. Aí ou tu te esquiva ou voces se batem. E foi isso que eu fiz. Nao tava mais nem aí. Eu passava pelas pessoas como se a rua fosse toda minha e elas que se fodaaaam (ou no mejor del portuñol: que se fuedan!). E quando eu via que era turista eu ainda dava uma suspirada de desagrado. Sério, perdi totalmente a eira e a beira. Nem sei como se escreve "eira", mas eu era a Deboríssima sem eira nem beira.

Depois da infeliz missao no super do Corte Inglés, peguei o metro pra vir pra casa, porque nao havia mais condiciones físicas nem psicológicas de transitar pelas ruas a pé.

Finalmente cheguei em casa e graças a todos os deuses de oxalá meus coleguinhas de piso nao estavam em casa. Tomei banho, dei uma garibada no espinafre que sobrou do dia anterior, liguei o computer e fui ver os episódios da terceira temporada do Sex an the City, que pros españoles é traduzido como Sexo en Nueva York.

Vao se fuder en Nueva York, isso sim!

Também trabalhei no domingo, no mesmo lugar de sábado. Foi péssimo, mas tiveram coisas legais. Dois señores turistas pararam pra conversar comigo. Ou melhor, o señor da direita parou, apontou pra mim e disse pro seu amigo: "¡Mira! una chica tcheca". No que eu prontamente respondi: "No, no, no". Aí falei que eu era do Brasil, sur de Brasil. Os caras riram, porque acham muito bizarro uma loira de olhos azuis ser brasileña. Pra finalizar eles sairam e o tiozinho da direita ainda comentou: "essa chica tcheca é muito mentirosa". Pode isso???

Além dessa, um outro cara veio me abordar. Eu vi que ele tava pela volta fazia tempo. Aí ele se aproximou e me perguntou se eu era alema. Eu disse que era brasileña. Aí ele me convidou pra ser camarera (garçonete) no restaura(nte) dele. Agradeci. Nesse momento nao to a fim de ter que servir os turistas e ainda nao ter a liberdade de poder escolher o que quero fazer nas noites dos finais de semana.

O resto dos acontecimentos do domingo de trabalho nem vale a pena comentar. Vou poupar digitaçao.

Já na segunda tudo mudou. Acho que to me acostumando com a coisa. Quando alguém dá de grosso e eu to de bom humor eu seguro o sorriso e falo baixinho (sem tirar o sorriso da cara): "O grooooossa" ou ainda "Que educaçao, hein". Sei lá, invento frases e falo baixinho.

Se um dia alguém me ver pela webcam com um olho roxo já pode concluir o que rolou!
Terça, hoje, foi a minha folgaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

Besos. 23h52 na terra de Gaudi.

5 Comments:

At mié nov 22, 03:03:00 p. m. CET, Anonymous Anónimo said...

é Rodin! :-)

amiga, sabe o que é isso? síndrome de quem é inteligente...a gente vai ficando cada vez mais sociopata. E não está mal, porque o ser humano é muito burro e estúpido...logo, por que querer ver gente reunida? ainda por cima aos milhões e numa situação que tu está como inferior (mas sabe que não o é). Eu sei bem. Dia desses fui obrigada a trabalhar como monitora de sala de um congresso na fabico - porque bolsista só se fode. Na boa, eu sou melhor que muita gente que tava apresentando trabalhinhos ridículos lá. E os caras não querem nem saber. Tão cagando e andando pra ti. pq? pq eu era monitora. Monitora é sinônimo de gente que tem só dois neurônios pra eles. Só existe pra servir água. Então, para evitar o tédio e a raiva generalizada, comecei a fazer perguntas para todos os participantes. Às vezes nem era do meu interesse o assunto, mas perguntava para não dormir na cadeira e não ficar chato. Daí as pessoas viram que eu tinha bem mais que dois neurônios e me tratavam bem melhor, não como eu esperava, porque eu continuava sendo monitora. Bem, sei lá. As pessoas são podres! E eu adoraria ter uma cidade com todos os serviços e lugares disponíveis só pra mim. Xinga! Tem mais que xingar! NInguém tá se importando com a gente mesmo! É uma selva! E nós não fomos educados pra isso...temos que engolir seco, levantar a cara e nos vangloriarmos pelos nossos feitos, porque na maioria das vezes ninguém vai aplaudir...

 
At mié nov 22, 08:18:00 p. m. CET, Blogger Deboríssima said...

É beeeeeeeeem por aí mesmo.

 
At jue nov 23, 08:27:00 p. m. CET, Anonymous Anónimo said...

Oi, Débora!
Adoro ler os teus textos, tu escreve muito bem!
Mesmo quando é uma coisa baixo-astral, não consigo te imaginar braba, nem triste, as tuas palavras parecem sair cheias de coisas boas para os outros lerem.
E tenho que me inteirar, né, hehehe
¡Hasta pronto! então!
Só para dar um oi!
Beijos,
Flávia:)

 
At vie nov 24, 11:53:00 a. m. CET, Anonymous Anónimo said...

oieeeeeee
ta fantástico o blog!!!
Pra variar!!!
Ria sozinha!!!

Auguste Rodin!!!

Beijo da friend que te ama
ge.

 
At vie nov 24, 05:44:00 p. m. CET, Anonymous Anónimo said...

Eu não sou desnaturada!! Tô aqui lendo o blog e amando tudo! É ótimo pq me sinto mais perto de ti, acompanhando todas as tuas peripércias!
Buenas... keep walking, chica, mesmo que as lágrimas saiam... elas fazem parte da vida e sempre nos deixam mais forte!
Tu tira tudo tudinho de letra! BLONDEPOWEEEEERR!

 

Publicar un comentario

<< Home